domingo, 9 de junho de 2013

Depoimento : Tereza dos Ouros

Depoimento: Momentos experienciados na Leitura e Escrita. Falar sobre Leitura e Escrita é pensar o quanto fascinante e prazerosa é a nossa língua. Ela é capaz de modificar nosso mundo, nossa história em pouquíssimo tempo, basta querermos. E verificamos isso através dos muitos relatos de experiências, tão marcantes, publicados em vídeos e sites de entrevistas, onde se revela o encantamento por uma obra lida, e que de alguma forma influenciou na vida daquele leitor. Vivemos em uma nova era, e o encantamento pela leitura, por uma boa obra literária está se tornando cada vez mais distante, embora haja uma gama muito grande de admiradores dessa natureza, percebe-se que as mídias oferecem múltiplas leituras que atingem o interesse do leitor mais rapidamente. E o toque pela leitura através das páginas do livro é mínimo. E, aliás, quando li e ouvi essas experiências, lembrei-me de como adquiri o gosto pela leitura e de como essa aquisição me ajudou no processo da escrita, uma situação real e importante que me levou a ser o que sou hoje, educadora. A minha formação acadêmica começou em casa quando tinha de seis a sete anos de idade. Meu pai era analfabeto, mas também era muito dedicado em tudo, e dessa forma, ensinou-me do seu jeito as primeiras letras do alfabeto, mesmo sem conhecê-las totalmente. Escrevia em pedaços de madeira as letras que conhecia. Esse acontecimento foi espetacular, pois quando fomos para a escola, eu e minha irmã já sabíamos escrever todas as vogais. A partir daí, tudo o que via era escrito, lido e desenhado. Tive uma infância muito simples, com poucos recursos materiais, mas tive também, ótimos professores que me incentivaram a trilhar esse caminho. E tanto, que meu primeiro livro li três vezes em quinze dias. Estava na 5ª série do fundamental, quando uma professora muito querida, Dona Neide pediu para a classe ler o livro “Éramos Seis, de Maria José Dupré”, série Vaga-lume. Livro esse, que quando anos mais tarde foi adaptado para a televisão, li-o novamente para comparar com a novela. Foi um momento marcante e especial. Hoje, analisando todas essas mudanças, vejo que trabalhar com leitura e escrita na escola é algo desafiador, visto que “ler e escrever” são tomadas de atitudes capazes de transformar o mundo do indivíduo, e isso é para sempre.



Experiência relatada no blog Práticas de Leitura.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog esta muito interessante, vamos deixá-lo mais atraente com algumas imagens. Obrigada por tudo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente!!! Adorei seu depoimento e as imagens ficaram boas!!! Já inseri imagens nos meus depoimentos!!!De nada,colega Tereza!!! Bjos,abraços!!! Valéria Machado de Lima.

      Excluir