domingo, 9 de junho de 2013

Depoimento : Valéria Aparecida

Vou iniciar meu texto com comentários sobre as experiências de leitura e escrita que li.
Bom, essa frase de Rubem Alves me marcou muito:  " Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores" Leiam! Comam! Bebam!..." É por esse motivo que devemos concluir que os escritores são IMORTAIS.
Outro depoimento foi o de J.C. Viola. Ele diz que a leitura exercita a mente. Isso ajuda sobre estudos e pesquisas que comprovam o quanto a leitura pode ser positiva na perda da memória.
Mais um para finalizar: Antonio Candido " A literatura (...) nos torna mais compreensivo e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante". Concluimos que a leitura envolve todo tipo de conhecimento e nos faz "TRANSCENDER".
Agora vou contar sobre algumas experiências que tive com a leitura : 1ª: A MALA - Na 5ª série, minha professora de Português, Dona Heloisa, chegava com uma MALA na sala de aula. Pedia que arrastássemos cadeiras e carteiras para desocupar o centro da sala. Lá ela abria a mala repleta de livros e, nós, pegávamos, depois sentávamos, deitávamos... cada um em um lugar e liamos o tempo todo. Eu adorava e comentava com os amigos "Hoje a professora não vai dar aula". Não tinha ideia que isso era mais que uma aula de exercicios no livro, na lousa, etc...
Outra experiencia foi com a coleção vagalume. Li todos os livros na 8ª série e até hoje me lembro das histórias. Amo leitura. Conto minhas experiências para meus alunos. Percebo que estão frequentando bastante a biblioteca da nossa escola.

Espero ter contribuído!
                                                 Valéria Aparecida de Carvalho Santos     

Nenhum comentário:

Postar um comentário