sexta-feira, 21 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem: Tereza dos Ouros Jesus


Situação de aprendizagem realizada a partir do Conto "Pausa de Moacir Scliar"
Público Alvo: 9º Ano
Duração: 10 aulas
Objetivos:
- Proporcionar aos alunos contato com o gênero conto e suas características;
- Reconhecer no conto as marcas temporais e espaciais, analisando sua importância dentro da história;
- Conhecer e aprender sobre os mecanismos linguísticos que articulam o texto;
- Fazer inferências de mundo a partir do título.
Conteúdo proposto para essa situação de aprendizagem:
- Estudo sobre o gênero conto e suas características;
- Elementos da narração com foco no tempo e no espaço;
- Sinais de Pontuação / Área semântica;
- Produção Escrita.
Competências e habilidades:
- Abordar o tema e o conteúdo para desenvolver as capacidades leitoras e escritoras;
- Estimular a participação do aluno, com inferências de mundo de cada um.
Estratégias:
- Estudo dirigido / Reconstrução dos sentidos do texto / Inferências locais e globais - repertório individual e coletivo.
Recursos utilizados:
- Xerocópias do texto "Pausa" / Dicionários / Papéis diversos / Mural.
Avaliação:
- Durante todo processo do trabalho e produto final: apresentação das oficinas.
1ª- Atividade Oral e Escrita com inferências locais e globais:
- A partir do título, fazer levantamento prévio do assunto (conhecimento de mundo)- roda de conversa.
- Leitura individual; após a leitura elencar por escrito possíveis acontecimentos conflituais em relação ao protagonista- checagem de hipótese.
- Ler e comentar fazendo comparações às inferências dos colegas, respeitando pontos de vista de cada um.
2ª- Atividade Oral com inferências do professor:
- Leitura do professor: através dessa leitura o professor usará como estratégia a entonação, o suspense enfatizando momentos pontuais no conto.                                                                                     
3ª- Atividade Escrita- Análise e interpretação:
- Ampliação do vocabulário das palavras desconhecidas;
- Reconstrução dos sentidos do texto. Estudando os elementos da narração, com prioridade para o tempo cronológico e psicológico, epaço físico ou geográfico e espaço social.
4ª- Atividade Escrita - gramática contextualizada:
- Estudo dos mecanismos linguísticos- Sinais de Pontuação- valor semântico
- Análise do tipo de discurso presentes no conto.
5ª- Atividade Grupal- Oficinas de Produção:
 I- História em Quadrinhos, alterando o final do conto.
 II-Transformar o gênero conto em gênero crônica jornalística, enfatizando a duplicidades de nomes do protagonista e o desfecho.
6ª- Atividade Grupal- Expressão Oral:
- Apresentação das oficinas.
- Exposição extraclasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário